Chevron Left
Back to I. Missões jesuíticas nos territórios guaranis: história

Learner Reviews & Feedback for I. Missões jesuíticas nos territórios guaranis: história by Universidade de São Paulo

4.5
stars
17 ratings

About the Course

Conhecer a história não é uma exigência para eruditos ou especialistas, mas é um recurso necessário para o exercício da cidadania e a valorização da dignidade humana em suas diversas dimensões. Através de dois cursos, propomos o conhecimento da história das Missões Jesuíticas na região guaranítica. Este processo ocorreu desde os inícios do século XVII a meados do século XVIII, envolvendo ampla área geográfica correspondente aos atuais estados de Paraguai, Argentina (Misiones), Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina), Uruguai e Bolívia. Trata-se de eventos históricos que foram muito importantes para a história latino-americana e para o Brasil, mas que são pouco conhecidos e aprofundados em currículos escolares, manuais de história e de modo geral fogem ao conhecimento da maioria da população brasileira. Apresentaremos uma visão da história das Missões Jesuíticas nos territórios guaranis visando focar sua importância do ponto de vista da formação da identidade latino-americana e abordando os diferentes aspectos geográficos, sociais, religiosos, políticos e econômicos dessa experiência. Neste primeiro curso abordaremos a visão da história das Missões jesuíticas nos territórios guaranis, numa perspectiva histórica e antropológica. O curso visa oferecer um primeiro nível de conhecimento histórico deste tema, de modo a propiciar aos alunos: ➔ Subsídios acerca dos aspectos mais relevantes da formação das Missões Jesuíticas, considerando os atores envolvidos, as principais circunstâncias que levaram à criação das Missões nos referidos territórios e os diversos posicionamentos das populações guaranis que os ocupavam ➔ Análise da experiência social definida pelo termo Reduções em suas diversas dimensões: política, econômica, social, religiosa e antropológica. ➔ Subsídios para a utilização deste conhecimento em sua área de atuação profissional (ensino, gestão de patrimônio, turismo, relações internacionais, pedagogia, etc.). ➔ Instrumentos para possíveis ações de resgate, valorização, preservação do patrimônio histórico material (monumental e documental) e imaterial, ligado a tais acontecimentos históricos. ➔ Subsídios para possíveis ações voltadas à compreensão e valorização das redes de relações existentes entre povos latino-americanos ligados à história das Reduções...

Top reviews

LB

Jul 4, 2023

Ótimo curso, com professores que abordaram o tema através de uma visão ampla abordando o tema sob a ótica dos indígenas, dos jesuítas e da ótica colonial.

AH

Aug 13, 2022

Excelente conteúdo! Despertou meu interesse em aspectos que nunca havia me indagado antes.

Filter by:

1 - 5 of 5 Reviews for I. Missões jesuíticas nos territórios guaranis: história

By Lucas W B

Jul 5, 2023

Ótimo curso, com professores que abordaram o tema através de uma visão ampla abordando o tema sob a ótica dos indígenas, dos jesuítas e da ótica colonial.

By André M P ( H

Aug 14, 2022

Excelente conteúdo! Despertou meu interesse em aspectos que nunca havia me indagado antes.

By Debinha F

Jan 20, 2023

otimo curso.

By Paulo F d L

Jun 10, 2022

apenas acho que o conteúdo poderia ser dividido em mais semanas, sem que se tenha que fazer tudo em apenas duas.

By Fabiana G

Feb 24, 2022

o curso é otimo mas a questão .

Pergunta 4 Quais são as características que fazem das cartas indipetae um documento importante para o estudo da sociedade e da vida na Idade Moderna?

Essa questão simplesmente não tem resposta tentei de tudo para responder copiei exatamente palavra por palavra e sempre diz que está incorreta. Pedi ajuda ao suporte do coursera mas não resolveu. simplesmente não consigo acabar o curso que por sinal achei maravilhoso por causa dessa pergunta.

já visitei as missões jesuitisas do Rio Grande do Sul e achei que esse curso ia agregar mais conhecimento mas devido essa questão não consigo terminar o curso. agradeceria se pudesse me ajudar. obrigada.