Universidade de São Paulo
Origens da Vida no Contexto Cósmico
Universidade de São Paulo

Origens da Vida no Contexto Cósmico

Taught in Portuguese (Brazil)

70,759 already enrolled

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Rodrigo de Souza
Elysandra Figueredo Cypriano
Augusto Damineli Neto

Instructors: Rodrigo de Souza

4.8

(2,069 reviews)

Beginner level
No prior experience required
6 hours to complete
3 weeks at 2 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

4 quizzes

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 4 modules in this course

Olá! Nesta primeira semana do curso “Origens da vida no contexto cósmico” seremos guiados pelo fantástico espetáculo da diversidade da vida na Terra. Seria a vida fruto de um ato de criação ou o resultado de transformações químicas? E o nosso sistema solar? Sempre existiu? Sempre foi assim, ou surgiu em um determinado momento, por meio de processos cósmicos que poderíamos observar em outros pontos do universo? Compreenderemos um pouco melhor o que é o nosso universo e as escalas de distância envolvidas na medição dos grandes fenômenos cósmicos, como o nosso sistema solar, as galáxias e aglomerados. Será que podemos medir o tamanho do universo? E sua idade, seria possível sabermos o quão antigo é? Inicie sua jornada assistindo os vários vídeos que foram disponibilizados essa semana. Leia o artigo “Origens da vida”, que é um recurso extra muito importante para seu aprofundamento no curso. Em seguida faça o teste proposto. Estaremos esperando vocês em nosso fórum ! A grande jornada vai começar. Venha conosco!

What's included

7 videos1 quiz

Já aprendemos sobre os cenários antagônicos que discutem a origem da vida. Vimos que nosso sistema solar surgiu como vestígio da formação do Sol, a nossa estrela, além disso, também pudemos compreender melhor as escalas empregadas na medição do universo. Nesta semana vamos compreender como os elementos químicos que constituem o Sol, os planetas e a nós mesmo foram formados. Compreenderemos um pouco melhor o processo de formação do sistema solar e dos corpos menores que o constituem, os cometas e asteroides, além disso vamos compreender a primeira forma experimental usada para simular e explicar a origem da vida na Terra – o experimento de Urey e Miller – e porque este experimento falhou nesta explicação. Ainda há muito o que aprendermos. Vamos lá, nos vemos no fórum!

What's included

7 videos1 quiz

Olá! Preparados para continuarmos em nossa jornada do conhecimento? Antes de mais nada, vamos recapitular que na última semana tratamos de assuntos de extrema importância, como cometas, meteoritos e o experimento de Urey e Miller. Nesta semana vamos usar nossa habilidade de detetives: buscando pistas que nos levam a reconstruir a história da vida na Terra. Será que encontraremos com facilidade estas evidências? Onde estariam? Seria possível estuda-las? Será que a vida na origem era similar a vida tal qual a conhecemos hoje? Talvez as coisas não sejam tão elementares, meu caro Watson! Nos vemos no fórum.

What's included

7 videos1 quiz

Estamos chegando ao final de nossa jornada. Vimos, na última semana, as grandes dificuldades envolvidas na tentativa de reconstrução da vida até seus primórdios em nosso planeta, mas será que a vida que conhecemos na Terra seria a única forma de vida possível? Será que novos instrumentos de observação e prospecção do espaço poderiam nos dar mais pistas sobre a compreensão da vida em um contexto mais amplo? Exoplanetas, grandes telescópios e a compreensão da vida como um fenômeno cósmico serão os grandes temas desta semana, mas lembrem-se, o final desta jornada é o início de outra jornada. Agora é com você !

What's included

9 videos1 quiz

Instructors

Instructor ratings
4.8 (228 ratings)
Rodrigo de Souza
Universidade de São Paulo
1 Course70,759 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Physics and Astronomy

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

Learner reviews

Showing 3 of 2069

4.8

2,069 reviews

  • 5 stars

    86.03%

  • 4 stars

    11.45%

  • 3 stars

    1.88%

  • 2 stars

    0.33%

  • 1 star

    0.28%

RM
4

Reviewed on Aug 18, 2017

LJ
5

Reviewed on Dec 28, 2016

JS
5

Reviewed on May 29, 2020

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions