Chevron Left
Back to Origens da Vida no Contexto Cósmico

Learner Reviews & Feedback for Origens da Vida no Contexto Cósmico by Universidade de São Paulo

4.8
stars
2,068 ratings

About the Course

Origens da vida no contexto cósmico é um curso desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste intrigante assunto. É um curso com formato multidisciplinar que o levará a compreender melhor os aspectos envolvidos no surgimento de vida na Terra e no possível surgimento de vida em outros planetas. Como o curso está sendo oferecido em sessões contínuas, não haverá interação dos professores no fórum....

Top reviews

AZ

Feb 20, 2019

Excelente. Linguagem fácil, sem uso de termos científicos. Professores muito dedicados em suas áreas.

Fácil de estudar e aprender. Estou muito satisfeito com o conteúdo aprendido. Obrigado a todos.

LO

Nov 5, 2016

parabéns ao pessoal envolvido na confecção desse curso, só quero agradecer por terem tido essa iniciativa, aprendi muito sobre a vida e o universo, minha mente abriu muito com esse curso. obrigado !

Filter by:

1 - 25 of 534 Reviews for Origens da Vida no Contexto Cósmico

By Luiz O B J

Dec 29, 2016

Parabéns USP, até o momento (3º modulo) o curso tem sido ótimo. se me permitir resumir em uma palavra usaria: Esclarecedor. Quem dera eu poder seguir esta nova carreira que tanto me fascina.

By Alexsandro Z

Feb 21, 2019

Excelente. Linguagem fácil, sem uso de termos científicos. Professores muito dedicados em suas áreas.

Fácil de estudar e aprender. Estou muito satisfeito com o conteúdo aprendido. Obrigado a todos.

By Luiz F A d R

Sep 5, 2020

Ótimo curso. Abriu muito a minha mente em relação à origem da vida. Um curso que me agregará muito em meu currículo profissional e acadêmico. Obrigado à USP por proporcionar esta oportunidade.

By Lucivânio S d o

Nov 6, 2016

parabéns ao pessoal envolvido na confecção desse curso, só quero agradecer por terem tido essa iniciativa, aprendi muito sobre a vida e o universo, minha mente abriu muito com esse curso. obrigado !

By Moisés P d S

Jan 3, 2017

Esse curso é tão interessante e bem organizado que completei-o em apenas um dia.

Para mim, é uma continuação de "Cosmos" de Carl Sagan e Neil deGrasse Tyson e de vários cursos/palestras/debates que nos ajudam a compreender o que é essa imensidão que é o universo e a própria vida. Fico muito agradecido pelos professores que se propuseram a lecionar nesse curso. A astronomia, a biologia e a física são matérias interessantíssimas que infelizmente são mal trabalhadas durante nossa formação escolar. Quantos futuros cientistas poderiam ser despertados nas crianças se houvesse um outro tipo de abordagem, professores mais preparados e escolas equipadas. Quanto tempo se perde calculando cromossomos para verificar se nasceria ou não com olhos azuis... como isso é entendiante... apenas calcular e não observar nada... nenhum microscópio, telescópio, nenhum experimento... isso mata a matéria, mata a semente que faria despertar pessoas mais mais interessadas em ciência, na poesia que há nesse mundo. Mas não... só nos afasta... Digo por experiência própria... Esses temas nunca foram muito interessantes para mim, quando tratados dentro do livro convencional, das lições... etc... Quanto mais leigos se interessarem por esse tema, certamente, mais desenvolvida será nossa sociedade. Há de se brigar pra que isso aconteça.

Muito obrigado.

By PLINIO L J

Mar 4, 2020

A vida e a origem da vida é tão complexa, que seria um erro quantifica-la ou equacioná-la. Se, por um lado somos poeira comparados ao infinito, por outro, somos o resultado da viagem de vários elementos químicos pelo cosmo que até aqui chegaram e se combinaram para se tornar vida. A vida como a conhecemos. O universo está dentro de cada um de nós. Mas essa ainda não é a verdade, porque a vida pode se dar de diversas outras formas ambientais ou climáticas e em condições bastante adversas da nossa. Em nosso planeta temos formas, gêneros, classes, raças e biotipos diferentes, contudo nosso DNA é semelhante. Nossa compreensão ainda é limitada, contudo muito saberemos quando entendermos o momento em que a química se torna Bio. Graças ao aperfeiçoamento tecnológico dos satélites e telescópios podemos concomitantemente mensurar muito mais sobre o tempo, gases, compostos moleculares e distâncias. A cada resposta, uma pergunta. Obrigado, professores, por semearem interrogações em profusão neste excelente curso.

By Junior P

Jul 5, 2019

O curso é excepcional! Ele nos dá um suporte inicial fantástico aos temas sobre Astronomia, porque o curso não se propõe a responder todas as questões, isto é, trazendo à tona as dúvidas resultantes da temática. Recomendo!

By Anderson B d S

Oct 3, 2020

Ótimo curso , muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo fantástico pra nós alunos , agradeço todos os professores que explicaram e definiram pra mim sobre esse assunto .

Muito obrigado 😊👏

By Maykon M V F

Nov 25, 2018

Excelente!! Ajudou-me a ter uma noção sobre a formação e composição do nosso sistema planetário, bem como da possível origem da vida como conhecemos. Obrigado, professores.

By Daniel K T d S

Jun 27, 2020

Muito bom esse curso, as explicações são muito boa, meu estudo através desse curso foi muito benéfico para ter mais conhecimento da astronomia, e astrobiologia.

By Cynthia M W Y

Nov 7, 2016

Curso muito interessante. Hoje em dia, a humanidade é capaz de criar a mais mirabolante teoria a respeito da criação do universo, porém não estudam a fundo o que há de errado com sua teoria. Eu era uma dessas pessoas. Por esse curso percebi o quanto é importante estudos que possam comprovar a origem da vida, não baseando na religião, mas sim, algo mais complexo. Agradeço muito aos professores, foi uma experiência gratificante.

By Maria d S B d S

Mar 7, 2019

O curso é maravilhoso! Cumpre o que promete, pois não se propõe a responder nossos questionamentos e sim a dar-nos uma noção da origem da vida e levar-nos a pensar e saber que a cada resposta surge uma nova pergunta. Parabéns a todos os envolvidos, os videos são esclarecedores e bem elaborados. Os professores dão a impressão que estão em uma conversa com a gente, linguagem clara e fácil de ser compreendida.

By Ádria P S

Feb 26, 2017

O curso proporciona uma boa introdução a quem é leigo no assunto, além de ser diferenciado, por fazer entrevista com professores especializados no assunto, com perguntas que mexem não só com o tema da semana, mas que envolve as diversas áreas já abordadas. A única objeção foi o áudio nas entrevistas, o barulho de carros a todo momento incomodou. Mas de qualquer forma, um ótimo curso que recomendo.

By Adão F F

Aug 21, 2020

Ando respondendo e avaliando a vida por metáforas poéticas. Gostei muito de fazer essa viagem pelo conhecimento. Acredito na ciência, mas acima de tudo na própria vida e nas forças cósmicas. Espero habitar num planeta onde a ciência será valorizada junto com os esforços humanos para tentar descobrir os começos e mistérios que atravessam os séculos. Não sei se estamos melhorando enquanto espécie, mas sinto uma nova frequência. Que essa frequência nos guie e nos mostre o melhor caminho para acessar o infinito.

No descomeço era o verbo.

Só depois é que veio o delírio do verbo.

O delírio do verbo estava no começo, lá onde a

criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.

A criança não sabe que o verbo escutar não funciona

para cor, mas para som.

Então se a criança muda a função de um verbo, ele

delira.

E pois.

Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer

nascimentos —

O verbo tem que pegar delírio.

Manoel de Barros BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

By Willian A d S F

Apr 2, 2020

O curso é extremamente enriquecedor e muito bem embasado, com os professores usando uma linguagem simples para explicar as temáticas e conceitos. A plataforma é bem dinâmica, de fácil acesso e compressão.

Obrigado por oferecer a oportunidade dos entusiastas da astronomia poderem compreender um pouco melhor sobre o cosmos e os seus mistérios de forma gratuita e de alta qualidade.

Uma sugestão para os próximos cursos seria o estudo do cosmos sem o contexto da vida, explorando o nascimento das novas estrelas, supernovas, hipernovas e buracos negros. Outro possível tema seria a importância da astronomia na evolução da civilização humana, desde os povos antigos que se orientavam pelas estrelas, até os dias atuais, com desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração do cosmos.

By Juliana S

May 4, 2022

Um curso muito necessário a todas as pessoas e para o meio acadêmico, visto que traz conhecimentos pertinentes a compreensão dá vida como ela é, e como surgiu. Claro, ainda existem muitas questões em aberto e muito a ser DESCOBERTO, o que fomenta ainda mais a necessidade da concretização deste curso por todos, dado que expressa uma abordagem clara e concisa, explanando fatos, teorias, especulações, ressaltando quais foram de fato comprovadas e quais ainda não foram, desta forma propiciando a construção do saber sobre nossas origens, sobre a formação do planeta que chamamos lar e até para promover um processo de autoconhecimento com bases cosmológicas essencialíssimas ao pleno desenvolvimento da concepção de evolução humana e suas particularidades.

By Wagner R d M S

Jul 12, 2016

Curso introdutório muito bom e didático. A ferramenta Coursera também é ótima, você pode baixar as vídeo-aulas pro APP no smartphone e ir estudando na condução, para quem pega metrô/trem num horário em que se consiga ao menos respirar (não muitos dos trabalhadores, infelizmente), dá pra ir fazendo o curso. Conhecer a essência científica do entendimento humano das origens da vida é essencial para tudo, desde a amplificação dos próprios horizontes até nosso funcionamento como cidadãos críticos (sem amplo conhecimento, você não é cidadão pleno, e sem cidadania participativa e crítica você vai continuar sendo enlatado nos trens). Divulgo e aconselho fortemente o curso. A USP tá de parabéns!

By Márcio M R

Aug 8, 2018

Prezados amigos do Curso “Origens da Vida no Contexto Cósmico”,

Quero deixar aqui registrado meu profundo agradecimento pela qualidade do trabalho de concepção, criação e direção acadêmico-pedagógica de Augusto Damineli, Amâncio Friaça, Amelia Santos, Douglas Galante, Elysandra Figueredo Cypriano e Rodrigo de Souza.

O mais precioso de tudo neste curso, além dos valiosos conhecimentos adquiridos, é a concepção de um novo e robusto ecossistema de aprendizado formado pelas novas possibilidades de conexão com os professores, professoras e a Universidade de São Paulo.

Com a Graça de Deus, seremos muito mais próximos!

Forte Abraço!

Márcio Monteiro Rocha

By Marcelo M

Aug 8, 2020

O curso é excelente, com conteúdo incrível e professores geniais. É excelente para se ter uma abordagem inicial para futuros estudos na área da Astrobiologia e para uma melhor compreensão da origem da vida a partir da evolução das formas com que os compostos orgânicos podem interagir. O conteúdo das aulas é amplo, apresentando noções que vão da origem do universo até a diversidade de biomas no nosso planeta. E é particularmente interessante para se entender como que a Astrobiologia caminha no sentido de se tornar uma das principais frentes científicas nas próximas décadas. Bom, amei!

By Pyetra K

Feb 8, 2022

Curso incrível! Rico graficamente, professores super inteligentes. Adorei! Consegui usar o que aprendi em The big Bang Theory, utilizando como auxilio um livro de biologia que estudei no fundamental! Achei super fácil (sou asperger) realizei o curso em apenas uma noite, confesso que só assisti algumas aulas, pois já tinha um pouco de entendimento sobre o assunto, adorei aprender sobre coisas que antes eu só via na tv. Obrigada de coração por compartilhar esse conhecimento de forma gratuita e acessivel!

By Karla O

Jul 6, 2020

Curso excelente!! As informações acerca da biologia geral, astrobiologia, biologia molecular, entre outras áreas são apresentadas de forma bastante acurada e didática. Os professores, tanto aqueles que apresentaram vídeos sozinhos, quanto os convidados de entrevistas, foram ótimos em suas sínteses! Com certeza contribuiu muito para a minha formação pessoal, como estudante de graduação em Ciências Naturais. Parabéns aos idealizadores e a todos que fizeram esse curso acontecer!

By Ivaneide R L

Jun 20, 2017

Excelente

O curso ajudou-me a esclarecer várias dúvidas que eu tinha sobre o universo, a Terra e a sua formação. Como Escritora, obtive novos conhecimentos que serão aplicados em futuras publicações dos meus livros. Achei todas as aulas muito interessantes e os professores são muito bons. Espero que o tema "Origens da vida no contexto cósmico" possa ter uma continuação, com novas descobertas e questionamentos para um futuro próximo. Parabéns a todos pela organização do curso.

By ADRIANO L P

Apr 16, 2020

Gostei muito da abordagem do curso e de saber o quanto de pesquisas são feitas em relação a maior pergunta ainda não respondida que é "como surgiu a vida como a conhecemos?". Nos seres humanos ainda não temos está resposta e não sabemos o quão grande é o nosso universo e nem se existem exoplanetas habitáveis mas como disse um dos professores temos muitos universos dentro da gente que contam um pedacinho de como é o nosso universo ou universos.

Muito obrigado.

By Henrique D

Mar 5, 2017

Ainda estou na primeira semana. No entanto acredito que cursos com objetivo de divulgação científica são imprescindíveis para que a ignorância, científica e em geral, seja dissipada. Em pleno 2017, mais do que nunca, se faz necessário o compartilhamento de ciência e conhecimento científico. O curso está me agradando. Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa e pelo serviço de qualidade. Receio que iniciativas do tipo, na prática, fazem a diferença.

By Bianca F d A

Sep 16, 2017

Realizar este curso foi uma ótima experiência! As aulas são bem diretas e o conteúdo é bem relevante. Nota-se o cuidado ao montar cada material e os exercícios são bem condizentes ao conteúdo que foi apresentado em aula. Para leigos no assunto é uma ótima forma de começar a aprender e para os que já estudam, tem sempre algo novo pra absorver com os materiais! Os professores tem uma didática ótima e facilitam muito o aprendizado. Gostei muito do curso!